SEARCH:

INSIGHTER.ORG

Inovação / SEO / SEM / Analytics

Espaço para a discussão de temas ligados à Projetos de Internet: da concepção de Idéias e Conceitos Inovadores ao Marketing e seus desdobramentos. Marketing Online, SEM, Web Analytics, Comportamento da Audiência, SEO, Gerenciamento de Projetos, Design, Usabilidade, Inovação e muito mais.

Como analisar dados e estatísticas pode gerar diferentes interpretações e erros

Autor: Giresse Contini

Quem trabalha com análise de dados e estatísticas sabe como pode ser fácil interpretar os dados de forma equivocada. As vezes os números são traiçoeiros e mostram apenas uma parte da realidade, que para ser totalmente desvendada, precisa ser cruzada com outras informações, além do contexto correto da situação.

Pois eu fui traído pelos números e pela má interpretação de uma informação que parecia bem simples ao olhar rapidamente para os dados. Gostaria de compartilhar o meu erro como forma de alertar outras pessoas (e eu mesmo) sobre erros desse tipo, pois como diria meu chefe, precisamos cometer erros novos.

Ontem (09/04) ví um tweet no twitter que falava sobre a curva de buscas por um termo no Google, “delete instagram account”. Ao olhar o tweet e os dados do link, via Google Insights for Search, não precisei de poucos segundos para chegar à uma conclusão:

Busca por "delete instagram account"

É notável ao olhar o gráfico, que no dia 04/03/12 houve um aumento de aproximadamente 3x no número de buscas pelo termo “delete instagram account”.

Bem, ligando a informação gerada pelo gráfico ao fato de que no dia anterior (03/04), o Instagram lançou uma nova versão de seu aplicativo destinada aos aparelhos móveis providos do sistema operacional Android. Contudo essa informação ainda não justifica o fato do aumento de interesse visto nas buscas do Google, de usuários interessados em deletar sua conta no aplicativo. Correto?

Correto! Acontece que o lançamento do aplicativo para celulares com sistema operacional Android gerou uma grande reclamação nas redes sociais, por parte dos donos de celulares iPhone que, até então, reinavam a sós como os únicos que possuíam tal exclusividade de ter contas Instagram. O argumento dado por quem reclamava era de que iriam “orkutizar” o Instagram, insinuando que os detentores de celulares providos de Android teriam um poder aquisitivo menor e iriam passar a postar fotos de bobagens no Instagram. O Alexandre Matias fez um belo post sobre o assunto no Estadão, “a orkutização do Instagram”. Vale a pena ler.

Mas o x da questão aqui é que a tamanha repercussão das reclamações em redes sociais como twitter e facebook, associada aos dados de buscas pelo termo “delete instagram account” visto no gráfico acima, me levaram a seguinte conclusão: O aplicativo para Android do Instagram, está fazendo com que muitos dos “usuários antigos” passassem a procurar no Google, como fazer para deletar sua conta no Instagram.

Está errada a minha conclusão? Não necessariamente. Contudo o Cleber Fonseca, que trabalha comigo no time de SEO & Web Abalytics do Grupo RBS fez duas observações fundamentais que precisavam ter sido consideradas por mim (ou qualquer pessoa que visse os números e cenário descrito acima) antes de chegar a qualquer conclusão sobre o assunto. São elas:

1. É natural que ao aumentar muito o universo de usuários do aplicativo de Instagram, houvesse também um crescimento do número de usuários procurando formas de desinstalar o aplicativo. A menos que eu tivesse a informação de que todas as buscas por “delete instagram account” tivessem sido geradas por usuários de iPhone, eu não poderia afirmar que o lançamento da versão Android fez com que os usuários iPhone de Instagram desistissem de suas contas na rede social.

Esse raciocínio poderia ser feito da seguinte forma:
Imagine que o Instagram tivesse antes 1.000 contas e uma taxa de desinstalação de 5%. Com o aumento de contas para 2.000, mantendo a taxa de desinstalação em 5%, o número real de desinstalações subiria de 50 para 100. Contudo, ao meu ver, seria mais do que natural que a taxa subisse um pouco acima de 5% logo no início de um período com muitas novas contas.

2. Outro ponto é que assim como aumentaram as buscas por “delete instagram account”, aumentaram em proporção muito maior, as buscas por “download android instagram”. Como pode ser visto no gráfico abaixo, ao compararmos as duas buscas, é possível notar o aumento por “delete instagram account” torna-se quase irrisório perto de “download android instagram”.

Busca por "download android instagram"

Como falei antes, a minha interpretação não necessariamente errada, mas me faltam dados para fazê-la. Desse modo, o que podemos concluir até então é que houve sim um maior interesse por deletar contas de Instagram, mas ao mesmo passo que houve um incremento muito maior no interesse por download do aplicativo da rede social. Ou seja, não há como afirmar que sejam de fato os antigos usuários que estão buscando informações de como deletar suas respectivas contas.

Enfim, esse é um bom exemplo de como podemos facilmente interpretar de maneira equivocada informações aparentemente simples. No meu caso, tive a sorte de ser socorrido pelo Cleber, mas vale a maior atenção para o caso não ter o Cleber por perto para me (ou te) ajudar novamente.

E lembre-se…
1. Errar é humano, mas insitir no erro é burrice!
2. Não acredite cegamente em qualquer análise, seja quem for que a estiver fazendo.

Tags: , , ,


Leave a Comment

BlogBlogs.Com.Br O Diretório