SEARCH:

INSIGHTER.ORG

Inovação / SEO / SEM / Analytics

Espaço para a discussão de temas ligados à Projetos de Internet: da concepção de Idéias e Conceitos Inovadores ao Marketing e seus desdobramentos. Marketing Online, SEM, Web Analytics, Comportamento da Audiência, SEO, Gerenciamento de Projetos, Design, Usabilidade, Inovação e muito mais.

Global Design: Desafio de projetos distribuídos – parte III

Autor: Luis Fernando Mizutani

Pessoal, demorou mais saiu. conforme tinha prometido, este post detalha os resultados finais do primeiro projeto distribuído desenvolvido em conjunto com equipes na China e Austrália.

Bom, para quem quiser recapitular o context, sugiro que leiam o primeiro e segundo post desta série. Este terceiro post basicamente irá relatar os resultados finais e algumas conclusões do trabalho desenvolvido de forma distribuída e sem comunicação real-time.

Ao final da estapa de protótipo e teste (ver video ao final do post). A nossa embalagem foi enviada pela equipe de Glasgow para Autrália, e simultaneamente a equipe da Australia enviou sua embalagem para China, e so Chineses nos enviaram a sua embalagem. Isto foi feito para submeter nossa embalagem a diferentes condições de transporte, manuseio e trajeto.

Ao final, nossa embalagem resistiu à todas as entregas e o copo de vinho no interioir das embalagens chegou intacto. O deseign desenvolvido pela nossa equipe priorizou a proteção do conteúdo e a fabricação da embalagem com apenas uma parte dobrável. (ver vídeo abaixo). Outros grupos priorizam estética, mas tiveram seus copos danificados durante o transporte ao passo que outros se tornaram inviáveis para produção em escala devido a complexidade para montagem e excessivo número de partes.



Ficou bastante evidente para o grupo que em projetos distribuídos, comunicação é essencial, ainda mais quando se trata de times culturalmente e geograficamente distantes. Outro ponto importante e que contribuiu decisivamente para nosso resultado, foi o estabelecimento de funções baseadas no expertise e perfil de cada grupo. Os designers da China tiveram papel decisivo no design final, nosso grupo concentrou esforços na gestão do projeto e comunicação e o time da Austrália contribuiu com trabalho de computação gráfica, protótipo e testes.

Tambem foi estabelcida uma rotina diária de updates curtos, rápidos e práticos, apenas relatando a evolução do trabalho do dia anterior e possíveis riscos. Tambem foi interssante notar que devido ao cronograma super apertado, esta rotina possibilitou que o trabalho fosse otimizado, pois quando estavamos dormindo aqui na escócia, a equipe da China estava iniciando suas atividades. Esta diferença de fuso tornou ainda mais crucial a comunicação constante, uma vez que a falta de ao final do dia, acarretava um dia inteiramente perdido, pois dificilmente perguntas enviadas na madrugada seriam respondidas por qualquer um dos times.

Ao final o projeto foi bastante divertido. Vocês podem conferir um pouco do trabalho no video abaixo:

Tags: , ,


Leave a Comment

BlogBlogs.Com.Br O Diretório