SEARCH:

INSIGHTER.ORG

Inovação / SEO / SEM / Analytics

Espaço para a discussão de temas ligados à Projetos de Internet: da concepção de Idéias e Conceitos Inovadores ao Marketing e seus desdobramentos. Marketing Online, SEM, Web Analytics, Comportamento da Audiência, SEO, Gerenciamento de Projetos, Design, Usabilidade, Inovação e muito mais.

Glossário

Average time on site ou tempo médio no site: É o tempo que um visitante permanece no site. Essa métrica não se aplica a páginas de saída do site.

Bounce Rate ou taxa de rejeição: É a porcentagem de visitas a uma única página, ou seja, a porcentagem de visitas que saíram do site na página de entrada. A taxa de rejeição é um ótimo indicador para avaliar, por exemplo, se uma landing page ou a capa de um site está agradando ou não. Uma alta taxa de rejeição até pode estar relacionada com a página final de uma navegação, uma página de detalhe de matéria, por exemplo, pois o usuário concluiu seu objetivo, mas em hipótese alguma com uma capa ou uma landing page.

Entry Pages ou landing pages ou páginas de destino: Identifica o número de entradas do site bem como suas principais páginas de entrada. Esse relatório é importante para identificar os pontos fortes e aprimorá-los, zelando para que essas páginas mantenham suas taxas de rejeição com percentuais baixíssimos, de preferência abaixo dos 25 a 30%.

Exit Pages ou páginas de saída: Identifica o número de saídas do site bem como as principais páginas responsáveis pela fuga de usuários. Esse relatório é importante para identificar pontos críticos (que páginas estão deixando seus usuários escaparem) e, dessa forma, corrigi-los.

Exite Rate ou taxa de saída: Representa o número de visitas que saíram do seu site em uma determinada página, tendo ou não navegado por páginas anteriores. Ao contrário da taxa de rejeição, a taxa de saída considera os acessos a uma única página. Essa métrica é um bom indicador para sites de e-commerce, por exemplo, pois avalia claramente qual página de um determinado processo não está funcionando como deveria.

Hotshops ou Boutiques Criativas: São agências da área de comunicação que se caracterizam por possuir profissionais multidisciplinares e um processo interdisciplinar, ou seja, não existem departamentos-estanque que trabalham de forma isolada. Todos profissionais trabalham de forma conjunta e podem assumir mais de uma função dentro de um mesmo processo. Exemplo: No modelo de agência tradicional se tem muito claro a divisão entre Atendimento, Planejamento e Criação. Dentro de uma Hotshop a mesma pessoa pode estar inserida dentro dessas 3 áreas ao mesmo tempo e sua área de atuação não será limitada.

New Visits (%) ou de novas visitas (%): É a porcentagem de visitas de usuários que nunca haviam visitado o site antes. Essa métrica é bastante afetada por campanhas de marketing.

Page Views ou páginas vistas ou páginas exibidas: É o número de vezes que uma página é vista.

Page Views per Visit ou páginas por visita ou páginas exibidas por visita: É o número de páginas visualizadas por visita. Esse indicador é obtido através da divisão do número de page views pelo número de visitas e expressa a profundidade média de cada visita no site.

SEO (Search Engine Optimization)

Unique User ou usuário único: É o número de usuários não duplicados de um site em determinado período de tempo especificado (este indicador pode ser contabilizado de diferentes formas, conforme o tipo de analytics utilizado (cookies, no caso de tags ou um cruzamento de IP + Sistema Operacional + Browser, no caso de logs).

Visits ou visitas: É a interação de um usuário com um site, que resulta na visualização de um ou mais page views em um determinado período de tempo. Normalmente esse período de tempo é de 30 minutos (padrão utilizado pelas ferramentas de analytics). Os usuários que saírem do site e retornarem em 30 minutos serão considerados parte da sessão original, da mesma visita.

Reader's Comments

  1. 17° Festival Mundial de Publicidade de Gramado: Avaliação pós-evento | INSIGHTER.ORG | June 10th, 2009 at 1:04 am

    [...] foi brilhante ao falar sobre Inovação e Vanguarda em Planejamento. Atualmente, a Naked é uma das Hotshops mais aclamadas no mundo e referência em inovação. A palestra de Davies foi considerada uma das [...]

Leave a Comment

BlogBlogs.Com.Br O Diretório